O que isso significa?Ao realizar uma procuração, você passa a outorgar poderes a outra pessoa de agir em seu nome. A procuração é muito utilizada para a realização de matrícula em universidades, colação de grau, abertura de contas bancárias, entrega de documentos em concursos, contratos, processo de habilitação de casamento, dentre outras.
Nestes casos, um mandato é responsável por realizar a celebração dessas atividades. Existem dois tipos de procuração, sendo a por instrumento particular ou público.
No primeiro, a procuração é realizada através de um documento que atestará que o outorgante (dono dos poderes) está passando a procuração para o outorgado (pessoa que recebe os poderes).
Já no caso da procuração pública, é realizada por meio de escritura pública, feita em cartórios ou tabelionatos. Após a escritura pública, a pessoa terá acesso a uma Certidão com a qual terá certificado de que possui plenos poderes de decisão.
É importante ressaltar que a procuração costuma ser específica, ou seja, se uma pessoa recebe uma procuração para transações bancárias, isso não significa que ela também terá autonomia para fazer matrículas, e vice-versa.