Se você é aposentado ou pensionista do INSS e percebeu valores descontados sem sua autorização, saiba que é possível solicitar a devolução desses valores.
A fraude veio à tona com a deflagração da Operação Sem Desconto, realizada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União. A investigação revelou que mais de R$ 6 bilhões foram descontados indevidamente entre 2019 e 2024 de benefícios previdenciários. Os valores foram repassados a sindicatos e associações que, em muitos casos, realizaram as cobranças sem o consentimento dos beneficiários.
O escândalo resultou na exoneração do então presidente do INSS e no afastamento de outros servidores envolvidos.
O que fazer para reaver o dinheiro descontado:
1. Registre uma reclamação na Ouvidoria do INSS;
2. Entre em contato com a entidade que realizou o desconto (o nome e telefone aparecem no seu extrato de pagamento);
3. Se não houver solução, solicite a devolução diretamente pelo site ou app Meu INSS, ou agende um atendimento presencial em uma agência.
As justificativas para os descontos envolviam serviços como auxílio funeral, tratamentos odontológicos e até hospedagem em colônias de férias — mesmo sem qualquer autorização por parte dos segurados.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou que as pessoas e empresas envolvidas têm patrimônio suficiente para indenizar os prejudicados.
Importante: Para garantir que seus direitos sejam respeitados e aumentar as chances de êxito no ressarcimento, é altamente recomendável procurar a orientação de um advogado especializado em Direito Previdenciário.
Foi vítima desse tipo de golpe?
Entre em contato conosco e conte com uma equipe preparada para lutar por você