Pagamento pode não cair na conta devido a erros no sistema ou por uma suspensão do benefício.
Algumas vezes, segurados do INSS têm uma surpresa desagradável quando vão sacar seus benefícios no início do mês e não encontram nada na conta, apesar do sistema apontar que o benefício foi pago. Com isso, são várias as respostas para o dinheiro não ter sido depositado, como um possível erro no sistema do INSS ou do banco responsável, e até mesmo o cancelamento do benefício. Geralmente, todos os cidadãos que contribuem para a Previdência Social, tem o direito garantido aos acessos a diversos benefícios sociais. Porém, em algumas situações, o benefício não é depositado na data estipulada, pago com atraso ou até mesmo suspenso.
Antes de tomar qualquer providência, veja se a data de seu pagamento está correta, pois o Governo disponibiliza um cronograma atualizado para o pagamento de benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. Alguns pagamentos também podem ser cessados ou interrompidos por tempo indeterminado. São menos comuns, mas isso pode ocorrer quando acontece alguma irregularidade com o benefício, levando à sua suspensão.
Crédito não retornado:
Alguns beneficiários apontam como “crédito não retornado” nos casos em que o sistema do INSS informa como pagamento efetuado, mas na verdade o segurado não recebeu o valor em sua conta.
Confira logo abaixo, um passo a passo de como proceder na solicitação ao pagamento que não foi recebido:
1 – Faça login no site do Meu INSS e clique em “Novo Pedido”;
2 – Após isso, clique em “Novo requerimento” e “Atualizações para manutenção do benefício e outros serviços”;
3 – Clique na opção “Solicitar pagamento de benefício não recebido”;
Pode aparecer, em alguns casos, a frase “Não há créditos para o período informado”. Isso significa que a pessoa que clicou no serviço não é segurada e nem recebe pagamentos do INSS. Mas podem existir situações em que mesmo os beneficiários que recebem proventos encontram com essa mensagem no site, o que também pode indicar alguma possível falha técnica.
No final do procedimento, o sistema informará o prazo que o INSS tem para lhe enviar uma resposta. É possível acompanhar seu requerimento clicando na opção “Atendimentos/ Solicitações”.
Em quanto tempo o valor é recuperado?
Na ocorrência de não pagamento dentro da data prevista, o Instituto analisará cada caso de forma individual. Portanto, não é determinado um prazo fixo para recuperar os valores pendentes, tendo em vista que a natureza do problema pode variar.
Fonte:https://finasu.com.br/2021/11/08/credito-nao-retornado-e-o-beneficio-do-inss-nao-caiu-o-que-devo-fazer/#:~:text=Isso%20significa%20que%20a%20pessoa,indicar%20alguma%20poss%C3%ADvel%20falha%20t%C3%A9cnica.