Todo segurado do INSS precisa passar pela perícia médica se estiver solicitando benefícios como o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio acidente. Trata-se de um requisito de rotina e que deve ser seguido sem exceções.
Por isso, se esta é a primeira vez que passará por um exame deste tipo e está apreensivo, vamos dar algumas dicas valiosas para se sair bem. Confira na leitura a seguir.
1- Tenha sempre a comprovação do seu agendamento, seja o número de protocolo fornecido no 135 ou o comprovante impresso pelo site do INSS;
2- Não se atrase, chegue sempre com antecedência. Você pode não realizar a perícia por ter se atrasado.
3- Leve sempre laudos, atestados, exames médicos (Ressonâncias Magnéticas, radiografias e etc) antigos e atuais que comprovem a sua doença, cópia do prontuário (caso tenha ficado internado), receitas médicas e a bula dos medicamentos que você usa. Não esqueça também dos documentos pessoais como identidade, CPF ou Carteira de Trabalho.
4- Mantenha o foco na doença que te incapacita para o trabalho. Se você for portador de mais de uma doença, leve os documentos do item 3 de todas, mas foque em mostrar ao perito a que realmente te incapacita.
5- Responda apenas ao que o perito perguntar, sem inventar ou aumentar os seus sintomas, lembrando que ele é quem deve conduzir a perícia. Fale sempre a verdade. Seja honesto.
6- Vista-se adequadamente. A perícia é um exame médico. Assim, é recomendado utilizar roupas simples e leves que permitam fazer os movimentos que o perito pedir, tais como levantar o braço, dobrar o joelho, agachar-se… Se você tiver algum problema no pé, é recomendado utilizar calçados abertos.
7 – Por fim, seja educado e gentil. Desta forma, também receberá o mesmo tipo de tratamento. Seja respeitoso.
Caso você se sinta destratado, é seu direito formalizar uma reclamação ao Chefe da Agência por mau atendimento do médico. Faça sua reclamação por escrito para que possam apurar a conduta do perito.
Dito isto, você está apto a comparecer a sua perícia médica. Boa sorte!
FONTE:https://www.jornalcontabil.com.br/como-se-sair-bem-na-hora-da-pericia-medica-do-inss/