Dessa forma, quando uma pessoa pesquisa seu nome (ou o da empresa), e encontra um título protestado, o documento a ser emitido é o positivo.
Assim, se uma pessoa possui um determinado débito, seja ela em cheques, notas, câmbios, dentre outros, o nome acusará. Para encontrar se há ou não título no nome é necessário buscar no Cartório de Protesto da cidade, a fim de realizar a pesquisa.
O requerimento é solicitado ao oficial do cartório ou a um dos escreventes presente no local. É preciso estar atento já que, em algumas cidades, é possível encontrar mais de um Cartório que realize o serviço.
Após o protesto realizado, a pessoa deve aguardar que o protestado seja notificado.
Dentre as principais opções que são realizadas são o pagamento da dívida (através do resgate de título), decreto de falência (muito comum em empresas), ou a execução judicial sobre o protesto que foi realizado.
Se o seu caso é de quem teve o título protestado a forma mais comum de descobrir se há ou não débitos em seu nome é a pesquisa em órgãos de pesquisa, como o SPC ou Serasa, quando acusado, o local identifica em que cartório foi realizado o protesto.