contato@msassessoria.adv.br
(71) 98420-1646
Beneficio Indeferido no  INSS

Beneficio Indeferido no INSS

É grande o número de perguntas que chegam em nosso escritório sobre indeferimentos de pedidos no INSS.

Acredito que hoje é o esclarecimento que mais prestamos, e também o serviço mais executado para analisar e corrigir o erro na concessão de benefícios.

O indeferimento pode ocorrer em todos os benefícios solicitados, e atualmente o que mais recebemos são benefícios por incapacidade (aposentadoria por invalidez e auxílio-doença) e a aposentadoria especial.

O que significa indeferido no INSS?

Sempre que o INSS negar seu benefício, ou seja, não lhe garantir o direito de recebimento, ele irá utilizar este termo “indeferido”. Ele é o “não” do INSS.

Em muitos casos o INSS não encontra o direito do segurado de aposentar-se, do dependente obter a pensão por morte, do trabalhador está apto e capaz para o trabalho e por isso não ter direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, e ele irá indeferir o pedido.

Antes de continuar a leitura, recomendo que assista o vídeo abaixo, onde explico detalhadamente o que significa Indeferido no INSS e quais são os meus conselhos para conseguir o seu benefício

O INSS está com um grande volume de processos para a análise, e não é pelo fato do seu processo estar demorando para sair a resposta que ele foi indeferido. Isso é normal.

Começamos o ano de 2021 com quase 2 milhões de benefícios a serem analisados pelo INSS, e participei dessa matéria para o Portal R7 na qual falamos sobre a fila de pedidos

Fiz também uma matéria para o Portal R7 da Rede Record sobre os 10 principais motivos que atrasam o processo de aposentadoria:

Principais motivos para um benefício ser indeferido

Se o segurado não atingir os requisitos legais de concessão, o INSS irá indeferir seu pedido. Porém em muitos casos de indeferimento o cidadão pode ter o direito, e o INSS errou na análise.

Fizemos uma matéria para o Jornal Agora SP sobre indeferimentos e prazos para o INSS analisar seu benefício.

Vou citar abaixo os principais motivos do INSS negar o seu pedido:

 

1. NAS APOSENTADORIAS POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO E APOSENTADORIA POR IDADE

São duas espécies de benefícios onde o INSS pode indeferir seu pedido por diversos motivos, por isso sempre o ideal é requerer a cópia do P.A. (processo de aposentadoria) para realizar a análise correta e verificar se cabe recurso.

As principais razões nestes dois benefícios são:

  1. Ausência de tempo de contribuição por haver divergência no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que deverá ser retificada com a apresentação de documentos;
  2. Não reconhecimento de período especial trabalhado, com a conversão do período especial em comum;
  3. Não reconhecimento do período rural trabalhado;
  4. Quando o INSS não considera o período em escola técnica ou alistamento militar;
  5. Pelo CNIS conter apontamentos (ex: período extemporâneo), que necessita a comprovação do segurado;
  6. Não cumprimento de exigências quando solicitadas;

Acredito que acima estão os principais motivos do INSS indeferir a aposentadoria por tempo de contribuição, e também a aposentadoria por idade.

 

2. BENEFÍCIOS POR INCAPACIDADE 

Nos benefícios por incapacidade (auxílio-doença, que hoje chamamos de benefício por incapacidade temporária, e a aposentadoria por invalidez, chamada hoje de aposentadoria por incapacidade permanente) são 3 os principais motivos:

  1.  o segurado passa por perícia e o perito entende que ele está capaz para o trabalho;
  2. INSS entende a doença como preexistente (anterior a sua filiação ao INSS ou adquirida em momento que não estava em período de graça);
  3. NSS alega que o segurado não possui a carência mínima necessária para obter o benefício;

3. PENSÃO POR MORTE

Vou citar também 3 principais motivos para o INSS negar / indeferir o pedido de pensão por morte realizados pelo (s) dependente (s):

  1. INSS não reconhece a união estável com o segurado falecido, ou reconhece a união estável em tempo menor que o exigido pela lei;
  2. O falecido não possuía qualidade de segurado no momento do óbito;
  3. INSS não reconhece a incapacidade de filho maior de 21 anos;

Fonte: https://abladvogados.com/artigos/quais-caminhos-tomar-quando-aposentadoria-e-negada/ 

Ficou com alguma dúvida?

Mônica

Mônica Santos